segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Banho e Cuidados com o Cão

Nos dias de hoje, a convivência das pessoas com os seus cães é muito próxima. Nossos amigos ficam dentro de nossas casas, dormem perto de nós e de nossos filhos, passam bastante tempo ao nosso lado e é comum serem considerados como um membro da família.
 
Para nosso amigo ficar feliz e saudável, precisamos dar atenção e carinho, visitar regularmente o Médico Veterinário, vacinar, vermifugar, e também cuidar de sua higiene.
 
O banho é fundamental, afinal cuidando da higiene deles, estaremos zelando pela nossa saúde também. Existem os "banhos de manutenção", para limpeza do animal; os "banhos para tratamento", seja para o controle de parasitas como pulgas, carrapatos, piolhos ou tratamento de problemas de pele; e o "banho a seco", que utiliza produtos para limpeza da pele sem molhar o animal totalmente.

Quer dar banho no seu amigo em casa? Então faça com que esse momento seja o mais agradável possível, com carinho, atenção e paciência, pois muitos animais não estão habituados e se assustam com o barulho dos secadores.

É preciso saber qual a temperatura ideal da água, escova adequada para ele e também o melhor jeito de pentear e secar. Procure seu Médico Veterinário e tire suas dúvidas! Se você não tem tempo para esses cuidados, então o ideal é procurar profissionais especializados. Verifique um estabelecimento que seja de sua confiança, onde haja qualidade e higiene necessárias e bom banho para seu amigo!

Dicas para a higiene em casa:
• Use sempre produtos específicos para animais. Não se recomenda utilizar sabonetes de linha humana.
 
• Proteja sempre os ouvidos do animal com algodão.
 
• Para secar, coloque o secador a uma distância de aproximadamente 30 cm do pelo e aproveite para penteá-los.
 
• Escove sempre o seu cão! Além de ser uma expressão de carinho, remove os pelos velhos, desembaraça, ativa a circulação e também remove restos de pele morta. Crie esse hábito desde cedo para que o animal se acostume.
 
• Limpe os dentes do seu animal conforme orientação do Médico Veterinário.
 
• As unhas devem ser cortadas sempre por um profissional.
 
• Verifique se não há excesso de secreção nos olhos. Limpe sempre que possível para evitar o aparecimento de manchas na pelagem da região. Utilize algodão seco ou embebido em água filtrada. Nunca utilize colírios sem consultar seu Médico Veterinário.
 
• Limpe o ouvido toda semana para evitar o acúmulo de cera que pode causar infecções e cheiro desagradável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use o espaço abaixo de para postar um comentário ou envie-nos a sua mensagem clicando em "Seguir Por E-mail ou em Inscrever-se" na coluna da direita da tela!

Postagens populares

Comentar